A seguir são brevemente descritos alguns aspectos dos materiais constituintes da maioria dos módulos, seguindo a ordem de aplicação “em camadas”, do mais superior ao mais inferior.
Sua função é a de converter luz solar em energia elétrica, papel este desempenhado pelas células fotovoltaicas, que ao serem dispostas em conjunto e de maneira ordenada em série, compõem exatamente um módulo (tal arranjo permite um aumento da tensão do conjunto sem mexer na quantidade de corrente). E apenas para relembrar, a energia produzida nessa etapa é em corrente contínua, sendo posteriormente convertida para alternada.
Como dito, as células fotovoltaicas possuem a função mais importante de toda a cadeia, e é graças ao efeito fotovoltaico que isso é possível: surgimento de corrente elétrica a partir da luz solar em um elemento semicondutor (na maioria dos casos, este elemento químico formador da célula é o silício). O agrupamento em série de tais células dá origem aos módulos, que ainda apresentam alguns materiais extras de encapsulamento para aumento da resistência térmica e mecânica, além de favorecer suas características elétricas.