Com o uso de microinversores somente o módulo que está condicionado a estas particularidades do ambiente é afetado, enquanto todos os outros permanecem operando com o máximo de desempenho. O mesmo ocorre para os casos de divergência entre os painéis, que por serem tratados de maneira individualizada, trabalham de acordo com sua própria eficiência e não restritos à performance de seus pares. Ao final do dia o sistema produz mais energia solar, oferecendo maior economia financeira a partir do mesmo conjunto de módulos.
Já um sistema com inversores string, por trabalhar com sequências em série de módulos fotovoltaicos (as strings propriamente ditas), apresenta certas limitações, a começar por sua própria estrutura, que implica na nivelação de desempenho de todo o conjunto. Isso ocorre como forma de prevenção de problemas, pois se evita a produção distinta de energia e, consequentemente, de corrente.
Imaginemos uma situação hipotética, na qual um painel apresenta uma geração abaixo dos demais. A corrente produzida por eles, superior a do primeiro, certamente causaria algum dano, já que o painel em questão passaria a consumir uma parte da energia ao invés de gerá-la conforme os outros integrantes do conjunto. É por esta razão que ocorre um nivelamento entre eles de modo a garantir que um sistema composto por inversor de string opere segundo o painel com a menor taxa de performance, obrigando os demais a se comportarem como ele.
Portanto, se um sombreamento ou algumas folhas diminuírem o desempenho de um módulo, ou qualquer um apresentar um mínimo defeito, todos os outros painéis trabalharão sob a mesma capacidade reduzida. O que significa que um simples e pequeno obstáculo terá um grande impacto na geração de energia e possivelmente levará um tempo razoável até ser descoberto, visto que não existe acompanhamento específico, apenas o referente à produção geral, além de afetar a economia que seria obtida.
Tal situação não ocorre com microinversores, e dentro de uma perspectiva de ao menos 25 anos de vida útil para os sistemas fotovoltaicos, a energia e a economia geradas pelo simples fato de a operação não estar atrelada ao desempenho de qualquer módulo serão bastante significativas, representando um grande diferencial para esta tecnologia.