A seguir destacamos os dispositivos e conjuntos de materiais responsáveis por cada etapa do processo de geração. Para consultar detalhes a respeito dos elementos, basta visitar as sessões individuais.
O foco da Integração Solar é a implantação de sistemas integrados à rede com a utilização de microinversores, por isso seu funcionamento será detalhado a seguir. Os inversores string, mais tradicionais, serão considerados nos casos em que sua escolha se apresentar mais viável para o projeto em questão.
O conceito principal envolvido na implantação de tais sistemas é a conversão entre a energia em corrente contínua, produzida pelos módulos solares, e a corrente alternada, usada nas atividades diárias dos consumidores (comumente 127 V ou 220 V, além dos trifásicos de até 380 V). Os equipamentos responsáveis por esta conversão são justamente os inversores.
A figura abaixo contém um panorama de funcionamento do sistema com uma breve explicação sobre cada componente. É importante destacar que todos devem ser dedicados à aplicação de sistemas solares fotovoltaicos e devidamente aprovados pelo INMETRO, de acordo com as normas vigentes.