Passo a passo de nossos serviços

As atividades desempenhadas pela Integração Solar são divididas em dois grupos.

Um relacionado à implantação de fato do sistema solar fotovoltaico (engenharia), que envolve todas as etapas de projeto e instalação, e outro relativo aos trâmites junto às companhias elétricas para aprovação, homologação e autorização de funcionamento do mesmo.

O sistema é entregue para o usuário em conformidade com as diretrizes da ANEEL e da respectiva concessionária de energia, cabendo ao cliente apenas aproveitar todos os benefícios da energia solar fotovoltaica, o que já é possível logo no primeiro dia após a entrega total do projeto.

Sequência

Atividades a serem realizadas e as ações que demandam respostas e posicionamentos das concessionárias.

1

ANÁLISE DA LOCALIDADE E DE SUA ESTRUTURA

O primeiro passo consiste na análise detalhada da unidade consumidora em termos de demanda e consumo energéticos, infraestrutura civil e elétrica, aspectos geográficos e localização do sistema (em solo, laje ou seguindo inclinação do telhado). A partir disso será possível estabelecer as bases do projeto e eventuais adequações necessárias para que a implantação do sistema ocorra seguindo as normas técnicas e de segurança.

2

ADEQUAÇÕES ELÉTRICAS

Na etapa anterior será verificado se a infraestrutura elétrica já existente é capaz de receber a conexão de um sistema gerador de energia, com atenção especial ao esquema de aterramento e padrão de entrada. Se a instalação atual não estiver em conformidade e para evitar que a segurança de todo o sistema seja comprometida ou até mesmo que a solicitação junto à concessionária não seja aprovada, eventuais adequações podem ser sugeridas e providenciadas.

3

DIMENSIONAMENTO DO SISTEMA

Em nossas propostas fazemos um dimensionamento inicial do sistema para termos uma base de sua estrutura e concepção. Uma vez que iniciamos nossa parceria e de posse de todas as condições de projeto levantadas na primeira etapa, dos dados de irradiação solar para a região e das estimativas de sombreamentos e perdas, efetuamos o dimensionamento completo do sistema fotovoltaico utilizando ferramentas computacionais de simulação próprias para projetos dessa natureza.

4

ELABORAÇÃO DO PROJETO DO SISTEMA

Realizado o dimensionamento, o qual consiste na determinação da quantidade de módulos fotovoltaicos e microinversores e o resultado de tal associação frente o consumo pretendido, partimos para a elaboração de desenhos, memoriais e toda a documentação que compõe um projeto elétrico solar de acordo com as normas estabelecidas pela concessionária. Vale lembrar que a emissão da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) de projeto e execução junto ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) regional é de nossa responsabilidade.

5

COMPILAÇÃO DE DOCUMENTOS E ANÁLISE DO PARECER DE ACESSO

Os trâmites junto à concessionária de energia para autorização e homologação do sistema se iniciam com a emissão do ‘Parecer de Acesso’ pela mesma, no qual ela expõe as condições de instalação e os requisitos de funcionamento da usina, autorizando a instalação do conjunto. Para se dar entrada no Parecer, é necessário providenciar diversos documentos, tanto os de projeto como os administrativos (ANEEL e concessionária). Tal processo é de nossa responsabilidade e somente após sua emissão que a etapa de instalação poderá ser iniciada.

6

INSTALAÇÃO E TREINAMENTO

De posse do Parecer de Acesso prosseguimos com a entrega de todos os materiais constituintes do sistema e sua correta instalação. O cliente receberá também um treinamento a respeito do funcionamento do software de monitoramento da geração de energia, o qual reflete a performance dos microinversores em conjunto com os painéis fotovoltaicos, sendo possível acompanhar a produção de todo o conjunto e a individual por módulo. Finalizadas estas atividades entramos com o pedido de vistoria técnica junto à concessionária.

7

VISTORIA PARA HOMOLOGAÇÃO DO SISTEMA

Consiste em uma visita agendada em que um técnico da companhia elétrica conferirá toda a operação do gerador fotovoltaico. Outro aspecto a ser verificado é a instalação em si de acordo com o projeto previamente aprovado. Com o sucesso da vistoria e consequente homologação do sistema, damos início à última etapa de todo o processo de liberação do gerador particular.

8

SUBSTITUIÇÃO DO MEDIDOR DE ENERGIA E INÍCIO DE OPERAÇÃO

Uma nova solicitação será feita, com outro agendamento técnico, para a substituição do medidor de energia – popularmente conhecido como “relógio de luz” – por um capaz de registrar os fluxos de geração e consumo. Efetivada a substituição e após os últimos ajustes da concessionária, o sistema fotovoltaico estará definitivamente autorizado para a geração de energia. A partir do primeiro dia de operação haverá o registro mensal do excedente injetado na rede e do que é consumido, com o saldo energético para o período obtido de forma automática e refletido na conta em cada mês.

9

ACOMPANHAMENTO DE DESEMPENHO E MANUTENÇÃO

Com o início autorizado da operação, oferecemos 12 meses de acompanhamento remoto de pós-instalação e monitoramento em tempo real do sistema gerador como um todo e para cada painel de maneira individual. Com a utilização de microinversores e monitoramento específico on line torna-se possível montar um diagnóstico completo e imediato do sistema, otimizando assim toda a geração energética.